terça-feira, 3 de novembro de 2009

LOMBARDIA: VINHOS POUCOS, PORÉM, ESPECIAIS



Região “Dai Grandi Rossi”. A Lombardia é uma região da Itália setentrional, com 9,7 milhões de habitantes e 23 854 km², cuja capital é Milão. Tem limites ao norte com a Suíça, a oeste com o Piemonte, a leste com o Vêneto e com Trentino-Alto Ádige, e ao sul com a Emília-Romagna. É a região mais populosa da Itália.Um sexto da Itália vive aqui. (Clique no mapa para ver as regiões e seus vinhos)
Sub-regiões: Valtelina ao Norte. Franciacorta nos arredores de Brescia e Lago de Garda. E l’Oltrepó ao Sul de Milão e que é considerado um dos primeiros distritos vinícolas da Itália. Aqui se elabora o famoso Oltrepó Pavese e outros estranhos como o famoso Sangue di Juda, das uvas Barbera, Croatina, Ugheta, e Pinot Nero e que é frisante e doce, para sobremesa.
Cidades: Milão, Bréscia, Mantova, Pavia, Cremona, Bérgamo.
Cozinha:Terra da renomada Bresaola, um embutido cortado finamente que pode ser cozido leve em azeite, pimentão e limão. O “violini” um presunto de cabra que se alimenta dos temperos. Os “pizzocche” (tagliatelle espesso) que pode levar um traço de manteiga e grappa. As milanezas em abundância. Os tartufi, os funghi sempre presentes. Queijos caprinos especialmente os da família Boscasso. Em Santa Maria della Versa, próximo a Piacenza: Provar o pequeno e característico restaurante “Prato Gaio”, acolhedor e rico em vinhos da região, sem pressa. Tel:39.0385.99726, fechado segundas e terças. Procure pelo Giorgio, da 3ªgeração dos que começaram em 1890.
Dentre muitos, há um roteiro imperdível: Com base em Bréscia. (Clique no mapinha).
Próxima parada: Trentino e Alto-Adige

Um comentário:

  1. Muito bacana esse "bloguinho"!
    Parabéns. A viagem foi completa, Profº Alcides. Grazie.

    ResponderExcluir