sábado, 7 de novembro de 2009

TRENTINO-ALTO ADIGE: Vinho e tradição.

Pode-se dizer que aqui são dois países, duas tradições e duas línguas: No Trentino, Italiano e no Alto Adige Austríaco. (Clique no mapa dos vinhos)
Vinhos:
Aqui, na Idade Média, predominavam os vinhedos dos Mosteiros, com a uva Schiava. Hoje predomina a Riesling com seus brancos aromáticos e boa acidez. É do Trentino o famoso Teroldego Rotaliano(nome da uva) que é o melhor tinto do Nordeste da Itália.
Alto-Adige é a sub-região onde os vinhos falam mais é o alemão. Traminer, Südtirol, Müller, Thurgau.
Este confronto de culturas obrigou cada um a preservar ao máximo suas identidades. Isto torna a região extremamente diversa e rica em cultura.
Estando em Trento, percorrer seus arredores, repleto de cantinas com seus imensos barris. (Clique no mapinha)
Aqui se mistura o vinho com mel, resultando no Vinsanto.
É inesquecível ao menos uma visita ao hotel“Orso Grigio”em San Michele.
Cidades: Trento, Rovereto Bolzano, Mesolombardo, Riva del Garda.
Cozinha: Diversa cultura, rica cozinha italiana e alemã. Strudel com sabores de frutas, mel e canela. Em San Michele no Istituto del Vino finas carnes em grandes porções na pedra escaldante. Mar de frutas. Região de hospitalidade barata e acolhedora. Em Bressanone (próximo a Bolzano) o Prato do Elefante, assusta: Uma montanha de carne no restaurante homônino.
Estando em Trento aproveite este roteiro(Clique no mapinha). Conheça a comunidade autônoma: Appiano sulla Strada del Vino, com casas de hospedagem rural, inúmeros restaurantes de cozinha local. Ao seguir pela STRADA STATALE que leva a Trento, não perca esta vista do castelo e Lago di Toblino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário